O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros da Madeira informou que várias estradas de acesso às serras da região estão encerradas ou condicionadas ao trânsito esta segunda-feira devido à queda de neve.

Está a nevar na Madeira

Na nota divulgada no Funchal, citada pela agência Lusa, refere-se que, em alguns locais, foram mesmo colocadas barreiras para vedar o acesso das pessoas que costumam deslocar-se para ver a neve, um espectáculo raro na Madeira.

Condicionada está a via de ligação entre a Ribeira das Cales-Poiso.

As autoridades encerraram por motivos de segurança os troços entre Poiso-Areeiro, Encumeada-Paul da Serra, Fonte do Bispo-Paul da Serra, Prazeres-Fonte da Bispo-Paul da Serra, Salão-Paul da Serra, Rochão-Pico da Urze e Canhas -Paul da Serra.

A mesma nota diz que devem ser evitados os percursos auto e apeados nas zonas montanhosas e respeitada a sinalização e recomendações das autoridades e forças de segurança.

40 centímetros de altura

A neve tem caído ininterruptamente desde a tarde de domingo no Pico Ruivo, a 1.861 metros de altitude e, segundo fonte do posto florestal local, acumulou-se um «manto branco de cerca de 40 centímetros de altura que cobre toda a zona».

«Há muitos anos que não caía tanta neve, de forma tão constante», disse à Agência Lusa a mesma fonte, garantindo que se verificaram temperaturas negativas naquele local.

O Instituto de Meteorologia prevê para terça-feira, no Arquipélago da Madeira, aguaceiros, em especial nas vertentes Norte, que poderão ser de neve acima dos 1.600 metros.

O vento será moderado a forte (30 a 50 km/h) de Norte, com rajadas até 75 km/h nas zonas montanhosas e fraco (inferior a 15 km/h) no Funchal.