Dois aviões que voavam com destino ao aeroporto da Madeira foram hoje obrigados a divergir para a ilha do Porto Santo devido à reduzida visibilidade, informou fonte aeroportuária.

Um voo proveniente de Helsínquia (Thomas Cook) e um outro de Estocolmo (Tui Fluy) tiveram de alterar a rota para a ilha do Porto Santo, onde aguardam melhores condições atmosféricas para cumprirem as suas ligações com a Madeira.

De acordo com a fonte, a fraca visibilidade começou às 12:15. Entretanto, já ocorreram melhorias atmosféricas, o que permitiu a aterragem, pelas 13:00, de um voo proveniente de Copenhaga (Thomas Cook) e outro de Glasgow (Thomson Air Lines).

O arquipélago da Madeira está hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, o arquipélago da Madeira vai estar sob aviso amarelo entre as 05:00 e as 16:00 de hoje, devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

O aviso amarelo é emitido quando há risco para determinadas atividades que dependem do estado do tempo.

O IPMA prevê para hoje na Madeira céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros a partir do início da manhã, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, diminuindo de intensidade e de frequência a partir do final da tarde.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando temporariamente moderado a forte nas zonas montanhosas, tornando-se em geral fraco do quadrante oeste a partir do meio da tarde.