O Instituto Português do mar e da Atmosfera colocou esta terça-feira o norte e centro em alerta para o agravamento das condições meteorológicas.

A partir do final da tarde, o céu tornar-se-á muito nublado, gradualmente do litoral para o interior, com ocorrência de períodos de chuva nas regiões norte e centro para o final do dia desta terça-feira.

Os distritos de Viana do Castelo e Braga estão sob aviso laranja e os distritos a norte do Tejo estão pintados de amarelo. Toda a costa portuguesa está sob aviso amarelo também.

Assim, estão previstos «períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, inicialmente nas regiões do Minho e Douro litoral, estendendo-se às restantes regiões a norte do Sistema Montejunto-Estrela» e também ventos «com rajadas da ordem de-80 km/h em particular nas regiões norte e centro».

Depois do mau tempo que assolou o sul na segunda-feira, principalmente a região de Lisboa, a chuva e o vento forte encaminharam-se para o centro e norte do continente.

Na sequência destes avisos do IPMA, que alertam para situações meteorológicas de risco moderado a elevado, a Proteção Civil lançou um aviso à população, em vigor até quinta-feira, advertindo para a «possibilidade de cheias rápidas em meio urbano» e «inundações» e pede cautela ao volante.