Dez distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Estão sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro.

As regiões montanhosas da ilha da Madeira também estão sob aviso amarelo devido à previsão de ventos fortes.

O IPMA prevê para hoje nas regiões a norte do sistema Montejunto-Estrela céu em geral muito nublado, com abertas nas regiões do interior, em especial a partir da tarde.

Períodos de chuva fraca ou chuvisco, em especial nas regiões do litoral, até meio da tarde.

O vento soprará fraco a moderado (10 a 20 km/h) do quadrante norte, sendo moderado (20 a 30 km/h) no litoral a sul do Cabo Mondego e moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas. Para as regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, prevê-se céu pouco nublado, apresentando períodos de muita nebulosidade no litoral oeste.

O vento estará fraco a moderado (10 a 20 km/h) do quadrante norte, sendo moderado (20 a 35 km/h) no litoral e moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas.

Na Madeira, o céu estará geralmente muito nublado, com abertas nas vertentes sul, esperando-se aguaceiros fracos nas vertentes norte. Para o Arquipélago do Açores, prevê-se períodos de céu muito nublado com boas abertas.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 16 graus Celsius para Lisboa, 14 para o Porto, 19 para Faro e Funchal, 18 para Ponta Delgada e 18 para Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo.