O estado do tempo em Portugal continental vai continuar instável esta quinta e sexta-feira, alternando entre chuva e sol, disse à agência Lusa o meteorologista Ricardo Tavares, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

«Para hoje, vamos ter céu pouco nublado ou limpo, aumento de nebulosidade na região sul a partir do final da manhã, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros», adiantou o meteorologista do IPMA.

De acordo com Ricardo Tavares, a previsão aponta ainda para uma pequena subida da temperatura máxima da ordem dos dois graus Celsius.

«Na sexta-feira, vamos ter céu pouco nublado ou limpo, com períodos de maior nebulosidade na região sul, com ocorrência de aguaceiros e possibilidade de ocorrência de trovoadas também à tarde», adiantou.

Ricardo Tavares disse ainda que a situação de instabilidade vai continuar no continente.

«É uma situação de instabilidade, mas menos que há uns dias atrás. Não estamos à espera de aguaceiros fortes. Para amanhã [sexta-feira] é que estamos a prever mais aguaceiros e com possibilidade de ocorrência de trovoadas», concluiu.

O IPMA prevê para hoje no continente temperaturas máximas de 26 graus Celsius em Lisboa, Porto, Braga e Viana do Castelo, 25 graus em Castelo Branco, Portalegre, Faro e Funchal, 29 em Beja, 27 em Évora, 20 Guarda, 22 Bragança, 21 em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores.