Os distritos de Viseu, Porto e Aveiro estão sob aviso laranja esta quarta-feira e nas primeiras horas de quinta-feira, devido à previsão de chuva forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, foi acionado às 21:00 e mantém-se até quinta-feira, às 02:59, hora após a qual baixará para amarelo, o terceiro mais grave, com a chuva a passar a aguaceiros, por vezes fortes.

Outro aviso laranja, para agitação marítima, com ondas de noroeste de cinco a seis metros, é válido para Porto e Aveiro, na quinta-feira, entre as 12:00 e as 23:59.

Depois deste período, entre as 00:00 de sexta-feira e as 05:59 de sábado, o aviso passará para amarelo, com as ondas de noroeste a descerem para 3,5 a 4,5 metros.

O IPMA colocou ainda os distritos de Aveiro e Porto sob aviso amarelo, na quinta-feira, entre as 12:00 e as 23:59, devido à previsão de vento de noroeste, com rajadas até 75 quilómetros por hora.

O aviso laranja significa «situação meteorológica de risco moderado a elevado», enquanto o amarelo «risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica».