Dez distrito de Portugal continental encontram-se este sábado sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros fortes e agitação marítima, enquanto a costa norte da Madeira e a ilha de Porto Santo estão sob aviso vermelho.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estão sob aviso amarelo (o segundo menos grave de uma escala de quatro) os distritos de Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal e Viana do Castelo.

O aviso vigora nestes distritos até às 06:59 de domingo para a agitação marítima e até às 12:59 de hoje para a previsão de aguaceiros por vezes fortes que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada. 

A costa norte da Madeira e a ilha do Porto Santo vão estar sob aviso vermelho (o mais grave de uma escala de quatro) até às 12:59 de hoje devido à forte agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com sete a oito metros, que podem atingir pontualmente 15 a 16 metros. 

As regiões montanhosas da Madeira estão sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte, com rajadas da ordem dos 120 quilómetros/hora, e agitação marítima, escreve a Lusa.