O dia de hoje foi de muita chuva em todo o país com quase todos os distritos de Portugal Continental sob aviso laranja. A chuva intensa que caiu em Lisboa a partir do final da tarde acabou por dar muito trabalho aos Regimento de sapadores Bombeiros de Lisboa. «Foram dezenas de ocorrências. Por volta de 50/60», confirmou à TVI24 o Sub-chefe Lopes da corporação. «Mas nada de grande relevância», acrescentou a mesma fonte.

O pico de chamadas aconteceu «entre as 20:00 e as 21:00, com cerca de 41 pedidos». Grande parte foram «inundações, mas também houve desentupimento de esgotos e quedas de estruturas», concluiu a mesma fonte. Felizmente, devido à «menor intensidade da chuva», não aconteceram situações mais graves, como em ocasiões recentes.
 
A chuva vai abrandar nos próximos dias e para terça e quarta-feira prevê-se apenas a ocorrência de aguaceiros. Está mesmo previsto um ligeiro aumento das temperaturas que em Lisboa podem chegar aos 17 graus.
 
No entanto, a partir de quinta-feira, as temperaturas vão voltar a descer e prevê-se chuva forte em todo o país.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, entretanto, nove distritos de Portugal Continental sob aviso laranja. Os avisos começaram a vigorar desde as 23:00 e nos casos de Viseu, Leiria, Aveiro e Coimbra vão durar apenas uma hora, mas nos distritos de Évora e Portalegre duram até às 06:00 de terça-feira.

Nos distritos de Setúbal, Santarém, Lisboa e Castelo Branco o aviso laranja permanece ativo até às 04:00.