O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta sexta-feira ao final do dia quatro distritos sob 'Aviso Laranja' e 14 a 'Aviso Amarelo', segundo a última atualização, feita cerca das 19:00.

O IPMA emitiu 'Aviso Laranja' para os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga devido a chuva persistente e por vezes forte, vigorando até ao final da tarde de sábado.

Também sob 'Aviso Laranja' está toda a zona costeira devido a agitação marítima, com ondas que podem variar entre os quatro e os 11 metros de altura.

Aqueles quatro distritos estão também sob 'Aviso Amarelo' devido ao vento, que pode atingir rajadas entre os 85 e os 110 quilómetros/hora nas terras altas. Nos distritos do Porto, Aveiro e Braga poderá ocorrer queda de neve acima dos 600 metros.

O 'Aviso Laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado e é aconselhado às pessoas que se mantenham ao corrente da evolução das condições meteorológicas e sigam as orientações da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

Sob 'Aviso Amarelo' está o distrito de Bragança devido a chuva forte e persistente até ao final do dia de hoje.

O Instituro emitiu também 'Aviso Amarelo' para vento, que pode soprar com rajadas até 100 quilómetros/hora, até às 18:00 de segunda-feira e para a probabilidade de queda de neve acima dos 600 metros (até ao final da tarde de domingo).

O distrito de Viseu vai estar sob 'Aviso Amarelo' devido a chuva persistente e por vezes forte (estará em vigor até 23:59 de sábado) e vento com possibilidade de rajadas até 100 quilómetros/hora (até às 18:00 de segunda-feira) e probabilidade de queda de neve (até domingo ao final da tarde).

O distrito da Guarda vai estar igualmente sob 'Aviso Amarelo' devido à chuva, que poderá ser forte, vento e queda de neve acima dos 600 metros, enquanto Vila Real também estará durante o fim de semana devido a chuva e vento forte e queda de neve.

Os distritos de Leiria e Castelo Branco estão sob 'Aviso Amarelo' devido a chuva forte, vento e probabilidade de queda de neve acima dos 600 metros.

Para os distritos de Faro, Évora, Setúbal, Santarém, Lisboa, Beja e Portalegre o IPMA emitiu um 'Aviso Amarelo' devido ao vento, que poderá atingir os 110 quilómetros/hora nas terras altas. O aviso vai vigor durante o fim de semana.

O 'Aviso Amarelo' é o terceiro menos grave de uma escala de quatro e refere-se a uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

O mau tempo que se tem registado no continente já provocou o corte de estradas, derrocadas e ao corte da linha ferroviária da Beira Alta.