Treze distritos estão sob aviso amarelo devido às fortes chuvas previstas até ao final do dia deste domingo, segundo previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que lançou também alertas para a Madeira.

Cinco distritos do centro do país - Castelo Branco, Coimbra, Aveiro, Guarda e Viseu - estão sob alerta amarelo até às 21:00 de hoje devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

Leiria, Setúbal, Santarém, Lisboa, Beja, Portalegre, Faro e Évora também estão sob alerta amarelo, mas apenas até às 18:00 de hoje, segundo o IPMA, que prevê também chuvas fortes para estes oito distritos mais a sul do país.

A Madeira também estará sob alerta amarelo entre as 21:00 de hoje e as 10:00 de quarta-feira para a agitação marítima.

Em relação ao Porto Santo e à Costa Norte da Madeira, o IPMA alerta para a agitação marítima, com previsão de ondas de quatro a cinco metros e rajadas de vento de 70 quilómetros por hora durante a noite de hoje e madrugada de segunda-feira.

Os ventos serão ainda mais fortes nas zonas montanhosas madeirenses (90 km/hora), que estão também sob aviso amarelo entre as 21:00 de hoje e as 12:00 de segunda-feira.
 

Quedas de árvores e inundações em Setúbal e Alentejo


O mau tempo provocou durante o dia de hoje mais de vinte ocorrências no distrito de Setúbal e no Alentejo, informaram fontes da Proteção Civil cerca das 15:15.

Quedas de árvores e inundações foram as principais consequências do mau tempo.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal disse à agência Lusa que, até às 15:00, foram registadas 23 ocorrências naquele distrito, nomeadamente 11 inundações e oito quedas de árvores.

A mesma fonte indicou ainda que registaram a queda de uma estrutura, um deslizamento de terras e um incêndio em cabo elétrico, provocado pela queda de um ramo de uma árvore.

No distrito de Portalegre, segundo o CDOS, registaram-se até às 15:15, quatro inundações.

Fonte do CDOS de Beja indicou que no distrito apenas foi registada no dia de hoje uma inundação.
 

Cortejo da Latada de Coimbra adiado


O cortejo da Latada da academia de Coimbra, previsto para hoje, foi adiado devido ao mau tempo, anunciou a organização.

Em nota de imprensa, a comissão organizadora da Festa das Latas e Imposição de Insígnias informa que, "por razões de ordem meteorológica, que colocam em risco a segurança do evento e dos seus intervenientes", o cortejo foi adiado.

"Brevemente será anunciada uma nova data".


A Festa das Latas – festa de receção ao caloiro - prossegue hoje no Parque da Canção com abertura das portas às 23:00.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra disse, entretanto, que ao longo da manhã "choveu com alguma intensidade" na cidade, mas não se registaram situações de emergência relevantes.