Cheias rápidas em zonas urbanas e inundações em locais vulneráveis, tal como a possibilidade de queda de árvores, são os avisos da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), face às previsões meteorológicas para a próxima terça-feira.

Em comunicado, a ANPC lembra que as previsões são de períodos de chuva, por vezes forte, em especial durante a madrugada e manhã, e vento forte, com rajadas até 70 quilómetros por hora nas terras altas.

Face às previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a ANPC considera haver o risco de se formarem lençóis de água ou de haver inundações em estruturas urbanas subterrâneas, além de danos em estruturas montadas ou suspensas.

Para minimizar eventuais danos, a Proteção Civil aconselha que se tomem medidas preventivas como a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas ou a fixação de estruturas soltas. Sugere também uma condução cuidadosa, evitando o atravessar de zonas inundadas ou arborizadas, devido ao vento forte.

Seis distritos sob aviso laranja

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) subiu para aviso laranja o risco de chuva forte e trovoada durante a madrugada de terça-feira em seis distritos do país, mantendo-se os restantes sob aviso amarelo.

Nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro e Viseu, inicialmente sob aviso amarelo’, estão sob aviso laranja (o segundo mais grave numa escala de quatro) devido à previsão de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, entre as 03:00 e as 06:00.

A partir dessa hora e até às 09:00, esses distritos passam a ficar sob aviso amarelo, o mesmo nível de alerta para os restantes 12 distritos.

Nos distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Leiria e Coimbra, o aviso amarelo devido a “precipitação” tem início à meia-noite e termina às 06:00 de terça-feira.

Com início às 03:00 e conclusão às 09:00 de terça-feira, está o aviso amarelo nos distritos de Bragança, Évora, Guarda, Faro, Beja, Castelo Branco e Portalegre.

A Ilha da Madeira foi igualmente colocada sob aviso amarelo devido à previsão de “períodos de chuva, por vezes forte”, entre as 22:00 de hoje e as 06:00 de terça-feira.

O IPMA prevê uma mudança do estado do tempo no continente nos próximos dias, com chuva forte e descida acentuada das temperaturas, em especial na terça e na quarta-feira.

Depois de, na semana passada, Portugal Continental ter registado temperaturas muito elevadas, tendo sido terça-feira, dia 06, o mais quente do ano, o IPMA prevê que “as temperaturas vão descer para valores que não vão ultrapassar, no máximo dos máximos, 22/23 graus”.

Segundo a página oficial do IPMA na Internet, o aviso amarelo é o primeiro (mais fraco) de três avisos (sendo o vermelho o mais forte), sendo acionado em Portugal Continental, no caso da precipitação, para previsões de chuva/aguaceiros entre 10 a 20 milímetros, numa hora, e 30 a 40 milímetros, em seis horas.