A Capitania do Porto do Funchal emitiu esta segunda-feira avisos meteorológicos de má visibilidade, vento e agitação marítima fortes para o arquipélago da Madeira até às 18:00 horas de terça-feira.

Face a estas condições atmosféricas, a Capitania recomenda que os proprietários ou armadores de embarcações "tomem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo", cita a Lusa.

Segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a situação geral do estado do tempo (vento e mar) para a orla marítima até às 18:00 horas de terça-feira é de vento norte/noroeste fresco a muito fresco, por vezes forte até ao meio da manhã.

A visibilidade será moderada a fraca e por vezes má. No mar, a ondulação na costa norte será de ondas de noroeste de quatro a cinco metros, passando no final do dia a ondas de nordeste e na costa sul de sudoeste de um a dois metros.

A costa norte da Madeira e o litoral da ilha do Porto Santo está sob aviso amarelo para agitação marítima até às 09:59:59 horas de terça-feira.
 

Aviso amarelo em Faro


O IPMA emitiu entretanto um aviso amarelo para o distrito de Faro, por previsão de agitação marítima também esta terça-feira. O aviso vai estar em vigor entre as 00:00 e as 23:59.

As ondas oscilarão entre os dois e os três metros de altura.

O aviso amarelo é o segundo mais grave de uma escala de quatro e refere-se a uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.