O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso laranja para sete ilhas dos Açores devido à previsão de chuva forte na terça-feira.

Segundo o IPMA, o aviso laranja vigora entre as 9:00 e as 15:00 de terça-feira (mais uma hora em Lisboa) nas ilhas do grupo oriental, São Miguel e Santa Maria.

Neste grupo, o IPMA mantém um aviso amarelo devido à chuva, pontualmente forte, entre as 03:00 e as 09:00 de terça-feira, e à trovoada das 03:00 às 15:00 do mesmo dia.

O aviso laranja para precipitação forte estende-se, ainda, às ilhas do grupo central - Faial, Pico, São Jorge, Terceira e Graciosa -, das 00:00 às 09:00 de terça-feira.

Para este grupo, o IPMA já havia emitido um aviso amarelo até às 24:00 de hoje devido à chuva pontualmente forte e idêntico aviso para trovoada até às 09:00 de terça-feira.

No grupo ocidental, ilhas das Flores e do Corvo, o aviso amarelo para chuva e trovoada vigora entre as 18:00 de hoje e as 09:00 de terça-feira.

O aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o aviso amarelo, que lhe sucede na escala, revela uma situação de risco para determinadas atividades.

Entretanto, o porta-voz da transportadora aérea açoriana Sata, António Portugal, informou que devido às condições meteorológicas no grupo central foi cancelada a ligação Terceira-Pico-Terceira, afetando 82 passageiros.

“Estes passageiros vão fazer a ligação Pico-Horta de barco e seguem depois de avião (Sata Air Açores) para a Terceira”, indicou António Portugal.

O responsável adiantou que o voo Lisboa-Pico-Lisboa divergiu para Ponta Delgada, afetando 111 passageiros oriundos da capital portuguesa e outros 100 que tinham como destino aquela cidade.

Segundo o porta-voz da SATA, os passageiros com destino ao Pico vão continuar viagem num voo inter-ilhas Ponta Delgada-Horta-Pico.

Quanto aos passageiros que esperavam ligação no Pico para Lisboa vão seguir viagem de barco Pico-Horta e, a partir deste aeroporto, viajam para Lisboa.