Mais de cinco mil crianças, com idades entre os oito e os 12 anos, concorreram ao MasterChef Portugal, que estreia este domingo, na TVI. Manuel Luís Goucha, Miguel Rocha Vieira e Rui Paula compõem o júri. 

As gravações do programa decorreram entre janeiro e a primeira semana de abril, aos fins-de-semana para não interferir com o horário letivo dos jovens. 

Provas de criatividade, provas exteriores e provas de eliminação são o que podemos esperar dos 10 episódios do programa. Nas provas exteriores o grupo de concorrentes é dividido em duas equipas e os jovens devem trabalhar em grupo.

Os dois concorrentes que ocupem o primeiro e segundo lugar serão premiados com uma viagem a Madrid, que inclui um curso na maior escola de cozinha do mundo, a Le Cordon Bleu. Os dois vencedores podem levar um familiar ou amigo para frequentar o curso também.

Para o primeiro lugar está reservado o título de MasterChef Júnior Portugal e uma viagem no maior navio de cruzeiros do mundo, o "Harmony of the Seas", da companhia Caribbean.

Este domingo, a seguir ao "Jornal das 8", os pequenos cozinheiros do MasterChef Júnior vão mostrar as habilidades culinárias dos grandes chefes de cozinha.