logotipo tvi24

Já sabe circular na Av. da Liberdade e no Marquês de Pombal?

Alterações de trânsito começam este domingo e são temporárias, para já

Por: Redacção    |   2012-09-16 18:16

Os automobilistas que circularem a partir deste domingo pelo Marquês de Pombal e pela Avenida da Liberdade, em Lisboa, vão encontrar muitas mudanças, que passam por terem duas rotundas e sentidos de trânsito diferentes.

A câmara municipal decidiu alterar o trânsito para tentar tirar carros e poluição poluentes naquela zona da cidade.

O Marquês acordou este domingo com duas rotundas - uma interna e uma externa - e a Avenida da Liberdade com apenas uma faixa central para veículos particulares e outra para o transporte coletivo.

A rotunda interior do Marquês de Pombal corresponde à já existente e dará acesso à rua Joaquim António de Aguiar, à Avenida Fontes Pereira de Melo e à Avenida da Liberdade.

A rotunda exterior será usada também pelos transportes públicos e permitirá o acesso à Rua Braancamp e à Avenida Duque de Loulé.

Quanto à Avenida da Liberdade, além da redução das faixas centrais, as faixas laterais deixam de ser de atravessamento e passam a ser faixas para trânsito local.

Os automobilistas têm de ter em atenção que, nas laterais, o sentido do trânsito é alterado: quando se desce a avenida, o trânsito na faixa lateral será para subir e quando se sobe, o trânsito na lateral será a descer.

Nas faixas laterais, a velocidade máxima permitida vai ser de 30 quilómetros/hora (km/hora).

Já nas faixas centrais, será permitido circular a uma velocidade máxima 50 km/hora e, para garantir que ninguém exceda, serão colocados semáforos limitadores de velocidade ao longo da via.

Além destas alterações, a câmara decidiu que será possível descer a Rua Braancamp, o que já não acontecia há vários anos, e que também se vai subir a rua Barata Salgueiro.

Todas estas alterações serão feitas a título experimental e vão decorrer até final de dezembro. Depois disso, a câmara de Lisboa vai decidir se se tornam definitivas ou não.

Partilhar
FOTOGALERIA:
Alterações de trânsito na rotunda do Marquês de Pombal

Alterações de trânsito na rotunda do Marquês de Pombal [LUSA] EM CIMA: Alterações de trânsito na rotunda do Marquês de Pombal [LUSA]

O que García Márquez escreveu sobre o 25 de Abril
Escritor colombiano escreveu três reportagens sobre a revolução em Portugal em 1975
Suspeito de balear quatro mulheres «cortou pulseira e fugiu»
Homem já tinha um processo de violência doméstica e estava proibido de contactar a ex-mulher
Dois polícias feridos em operação contra o tráfico de droga
Um suspeito não respeitou as ordens da polícia e com a sua viatura albaroou dois carros da PSP
EM MANCHETE
Morreu Gabriel García Márquez
Escritor colombiano, vencedor do Prémio Nobel em 1982, morreu aos 87 anos. Um dos maiores autores do século XX deixa ao mundo muito mais que «Cem anos de Solidão»
O que García Márquez escreveu sobre o 25 de Abril
Gabo: a «crónica de uma morte anunciada» pelo mundo