A Marinha portuguesa participa no exercício Emerald Move 2016 entre 4 e 13 de outubro ao largo da Ilha da Sardenha, Itália, com 90 fuzileiros, com mais sete países europeus, anunciou o ramo.

O exercício pretende demonstrar a capacidade militar europeia de projeção anfíbia no escalão Brigada, no contexto da Iniciativa Anfíbia Europeia, organização à qual Portugal aderiu na qualidade de membro associado no ano passado.

O exercício decorre a partir de terça-feira e conta com meios e forças de França, Holanda, Espanha, Reino Unido, Bélgica e Turquia.

Os 90 militares portugueses embarcaram no dia 26 de setembro no navio espanhol "Juan Carlos I" para se juntarem aos seus congéneres espanhóis para a execução do exercício.

De 25 de setembro até ao início do exercício em Itália, que começa terça-feira, os fuzileiros embarcados participaram em atividades operacionais visando "aumentar os níveis de interoperabilidade entre os elementos dos dois países e melhorar os padrões de prontidão", segundo o portal da Marinha.