A PSP anunciou a detenção de sete pessoas, cinco das quais na Marinha Grande, e apreensão de milhares de doses de droga, numa operação que as autoridades admitem ter «desmantelado um importante grupo de venda direta de estupefaciente».

Em comunicado, o Comando Distrital de Leiria da PSP informa que os detidos, com idades entre os 21 e os 42 anos, estão indiciados pela prática dos crimes de tráfico de estupefacientes e posse de arma proibida.

Nesta ação policial, denominada «Fumus», foram efetuadas 18 buscas domiciliárias e quatro buscas em automóveis, tendo sido apreendidas duas viaturas ligeiras de passageiros, 18.789 doses de haxixe, 32 doses de liamba e nove doses de heroína, além de 13.550 euros em dinheiro.

Quinze telemóveis, três balanças de precisão, seis LCD, três computadores portáteis e um sistema de som estão entre os artigos confiscados pela PSP, que incluem, ainda, um bastão extensível, uma arma de alarme transformada, uma espingarda, 45 munições e 22 cartuchos.

Fonte do Comando Distrital de Leiria da PSP disse à agência Lusa que a investigação, desencadeada pela esquadra da Marinha Grande, remonta a abril de 2013, e que dois dos arguidos são operários fabris, enquanto a ocupação profissional dos restantes é desconhecida.

«Um deles tem antecedentes criminais por tráfico de droga», esclareceu a mesma fonte, referindo que cinco dos arguidos são da Marinha Grande, um de Pombal e outro do Porto, e «atuavam de forma concertada».

Segundo a mesma fonte, «quatro dos suspeitos foram detidos em cumprimento de mandado de detenção fora de flagrante delito, enquanto três em flagrante delito, por tráfico de estupefacientes e posse de arma proibida», numa operação que contou com meios da esquadra da Marinha Grande e das divisões de Leiria e Caldas da Rainha, e do Comando Metropolitana do Porto.

«A PSP está convicta de que desmantelou um importante grupo que se dedicava à venda direta de produto estupefaciente na zona da Marinha Grande», acrescentou a PSP, referindo que os detidos serão presentes a tribunal na sexta-feira.