logotipo tvi24

Centenas nas ruas de Lisboa pela legalização da marijuana

Marcha decorreu de forma pacífica, com muito reggae e «charros» à mistura

Por: Redacção / MM    |   2012-05-05 22:29

Mais de um milhar de pessoas desfilaram, este sábado à tarde, nas ruas de Lisboa numa marcha de apoio à legalização da marijuana que decorreu de forma pacífica e que foi sendo animada com música reggae e muitos «charros».

«O objetivo desta marcha é lutar pela legalização da cannabis. Queremos que o Governo e o parlamento percebam que é pior proibir do que regular», disse à agência Lusa Rodrigo Rivera, um dos organizadores da iniciativa, que arrancou do Largo do Rato às 16:00 e culminou no Largo Camões por volta das 19:00.

Segundo a organização, participaram entre 1.500 a 2.000 pessoas na sétima edição da Marcha Global da Marijuana (MGM), uma iniciativa internacional, pacífica, e que tem lugar anualmente em várias cidades do mundo no primeiro sábado do mês de maio, em defesa da legalização da cannabis e seus derivados.

Em Portugal, a iniciativa desenrolou-se em Lisboa, no Porto e em Coimbra, já que, segundo Rodrigo Rivera, «a crise impediu que se voltasse a realizar a marcha em Braga e em Leiria», ao contrário do que aconteceu no ano passado.

A MGM não tem uma estrutura formal, sendo divulgada através das redes sociais, e o seu custo este ano rondou os 300 euros, de acordo com a informação prestada à Lusa por Rodrigo Rivera, que diz que os donativos dos ativistas foram usados no aluguer de uma carrinha de caixa aberta para transportar o sistema de som, nos cartazes e nos panfletos.

A Juventude Social-Democrata (JSD), a Juventude Socialista (JS) e o Bloco de Esquerda apoiaram a ação, que decorreu sem quaisquer incidentes.

Os poucos elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP) que acompanharam a marcha fizeram «vista grossa» aos muitos «charros» que foram fumados pelos participantes, não interferindo com a iniciativa.

Partilhar
FOTOGALERIA:
Marcha pela legalização da marijuana em Lisboa

Marcha pela legalização da marijuana em Lisboa (MANUEL ALMEIDA/LUSA) EM CIMA: Marcha pela legalização da marijuana em Lisboa (MANUEL ALMEIDA/LUSA)

Veja as capas dos jornais de hoje
Revista de imprensa desta quinta-feira, 20 de junho
Crato defende que a lei da greve «deve ser clarificada»
Ministro está disponível para divulgar as gravações das reuniões com os sindicatos
Solidariedade com Turquia e apelos à greve geral ecoam no Rossio
Concentração foi convocada pelo «movimento 15 de outubro»
EM MANCHETE
Subsídios de férias só em novembro
Presidente já promulgou o diploma que regula o pagamento dos subsídios de férias aos funcionários públicos e pensionistas
Greve geral: exames antecipados para dia 26 de junho
Brasil: protestos levam a descida do preço dos transportes
PUB