O trânsito vai estar condicionado, no fim de semana, em várias artérias entre Lisboa e Cascais, em especial na avenida Marginal, Parque das Nações e Ponte Vasco da Gama, devido a provas desportivas, informou nesta quinta-feira a PSP.

No sábado, os condicionamentos começam pelas 09:50 no Largo do Município, em Cascais, onde às 11:00 começa a «EDP Bike Maratona».

O trânsito será cortado de forma gradual, a partir das 10:30, ao longo dos 42 quilómetros de itinerário da prova, que termina no Parque das Nações, em Lisboa.

No Estádio Nacional, no Jamor, em Oeiras, o trânsito estará cortado a partir das 10:00, onde se inicia às 11:30 a «Sportzone BIKE Meia Maratona», ao longo de 21 quilómetros.

Às 14:30 de sábado, com partida no Largo do Município em Cascais e fim no Parque das nações, em Lisboa, decorre a «EDP Pro Cycling Maratona».

O corte de trânsito devido a esta prova começa às 13:00 na zona da partida e prossegue meia hora depois no restante itinerário, de forma gradual.

A «EDP Pro Cycling Maratona» segue pela alameda dos Combatentes da Grande Guerra, em direção à avenida Marginal, avenida da Índia, avenida 24 de Julho, Praça do Comércio e avenida Infante Dom Henrique, em direção ao Parque das Nações, onde a meta está instalada na placa central da alameda do Oceanos, junto ao pavilhão «Meo Arena».

No domingo, o trânsito estará cortado a partir das 07:30 junto ao Hotel Baia, em Cascais, de onde parte a «Rock'n'Roll - Maratona de Lisboa».

Os outros condicionamentos serão graduais a partir das 08:50 ao longo do percurso da prova e o troço entre a Cruz Quebrada e Algés encerra às 07:30 nos dois sentidos.

A prova passa pelo casino e segue na direção de Oeiras, pela avenida Marginal, avenida da Índia, avenida 24 de Julho, Rua do Ouro, Restauradores, Rua da Prata, avenida Infante D. Henrique e Alameda dos Oceanos, para terminar junto ao Pavilhão Meo Arena.

Devido à realização da «Vodafone Meia Maratona RTP Rock 'n' Roll» e da «Mini Maratona EDP», com início na Ponte Vasco da Gama às 10:15, o condicionamento ao trânsito nesta ponte tem início logo às 23:00 de sábado.

Estará condicionado no domingo o acesso ao parque das Nações pela Rotunda da Ford até à avenida D. João II.

A Mini Maratona termina na Alameda dos Oceanos, com a meta junto ao Pavilhão Meo Arena e a Meia Maratona continua em direção à avenida Infante D. Henrique, até ao Cais de Santarém ¿ Alfândega, onde inverte e acede pelo mesmo percurso, até à Alameda dos Oceanos.

A PSP acrescenta que, durante os condicionamentos, existirão elementos policias a proceder ao desvio do trânsito, informando os condutores acerca de alternativas.

As provas são organizadas pelo Maratona Clube De Portugal, com o apoio da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta e Federação Portuguesa de Ciclismo.