Três barras marítimas estão este domingo fechadas à navegação e outras duas condicionadas por causa da agitação marítima, segundo informação disponível na página da Marinha Portuguesa na internet.

A Marinha adianta que estão encerradas a toda a navegação as barras marítimas de Esposende, Póvoa de Varzim e São Martinho do Porto, devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas até 3,5 metros.

A barra marítima de Vila do Conde está condicionada a embarcações até 12 metros de comprimento e/ou calado inferior a dois metros, podendo apenas praticar a barra no período compreendido entre as duas horas antes e duas horas após a preia-mar.

As embarcações com comprimento superior a 12 metros e/ou calado superior a dois metros, apenas podem praticar a barra de Vila do Conde no período da preia-mar.

A barra marítima da Figueira da Foz também está condicionada, refere a Marinha, informando que está fechada a embarcações com comprimento inferior a 35 metros.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para este domingo, nas regiões norte e centro de Portugal continental, céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas regiões do interior até ao início da tarde.

Estão previstos períodos de chuva fraca no Minho e Douro Litoral a partir do início da tarde, estendendo-se gradualmente às restantes regiões do litoral. O vento soprará fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte nas terras altas.

Está previsto também um acentuado arrefecimento noturno, com formação de gelo ou geada, em especial nas regiões do interior, e uma descida da temperatura mínima.

Para a região sul do país, o IPMA prevê céu muito nublado no litoral a partir do início da manhã, aumentando gradualmente de nebulosidade nas regiões do interior a partir do meio da tarde.

O vento estará fraco a moderado (10 a 30 km/hora) predominando de noroeste, soprando moderado a forte (30 a 40 km/hora) com rajadas da ordem de 60 km/hora nas terras altas e até meio da tarde no litoral oeste.

Prevê-se também um acentuado arrefecimento noturno, com formação de geada em alguns locais do interior, e uma pequena descida da temperatura mínima, em especial no Alto Alentejo

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 15 graus celsius em Lisboa, 14 no Porto, 17 em Faro, 15 em Ponta Delgada e 21 no Funchal.