Manuel Baltazar foi detido, esta quarta-feira à noite, na sua casa em Trevões pela Polícia Judiciária.

Imagens que mostram «Palito» detido pela PJ

Ao que a TVI apurou, Manuel «Palito» estava armado, mas não ofereceu qualquer tipo de resistência. Fonte da Judiciária adiantou que a detenção foi levada a cabo por inspetores da Unidade Local de Investigação Criminal de Vila Real, da Diretoria do Norte da Polícia Judiciária.

Polícia Judiciária diz que foi um «trabalho árduo»

O homem, de 61 anos, estava foragido há um mês, desde que matou, a 17 de abril, duas mulheres com tiro de caçadeira e alvejou a ex-mulher e a própria filha. O suspeito estava com pulseira eletrónica desde outubro de 2013 e proibido de contactar a sua ex-mulher, que foi uma das baleadas.

Ao longo deste período as autoridades mantiveram as buscas, suspeitando que «Palito» estivesse escondido nos montes à volta da sua terra, Trevões, entre a Pesqueira e Penedono.

«Palito» vai passar a noite na PJ de Vila Real e será presente a tribunal esta quinta-feira.

Crime chocou São João da Pesqueira

Eram cerca das 16h00 de uma quinta-feira quando um homem disparou, com uma caçadeira, contra quatro mulheres da mesma família, em Valongo dos Azeites, São João da Pesqueira, quando estas faziam doces para a Páscoa, que se comemorou três dias depois. A a tia da ex-mulher e a ex-sogra acabaram por morrer.

Segundo um amigo da família, o crime terá estado relacionado com a separação do casal, que nunca terá sido aceite pelo suspeito.

Desde 17 de abril que «Palito» conseguiu escapar às autoridades. O suspeito esteve a monte durante 34 dias com a a GNR, em conjunto com a Polícia Judiciária, no seu encalço e foi visto várias vezes por populares.

Depois de uma mudança de estratégia da PJ, que pediu que a GNR abandonasse - de forma visível - a zona da casa do suspeito, o homicida acabou por ser detido.

A sua fuga foi alvo de paródia no Facebook, tendo sido criada uma página que tem quase 48 mil seguidores. A sua detenção foi publicada pelo «próprio» momentos depois de ser noticiada.