
Cerca de 800 ativistas juntaram-se este sábado em Lisboa numa marcha de protesto «Primavera Global». Do Rossio até ao Parque Eduardo VII ouviram-se palavras contra o FMI, o desemprego e o Governo.
A marcha de protesto contra a precariedade e as medidas de austeridade aplicadas pelos diversos governos, um pouco por todo o mundo, começou com cerca de 300 pessoas. Ao longo da avenida da Liberdade foi integrando mais apoiantes, totalizando cerca de 800 que chegaram ao parque, onde ainda decorre a Feira do Livro.
A maioria dos manifestantes eram jovens que empunhavam cartazes e gritavam palavras de ordem como «Espanha, Grécia, Irlanda e Portugal a nossa luta é internacional» ou «Passos sai daqui e leva o FMI».
«Sê a mudança que queres ver no mundo», «A lutar vencemos, a precariedade não é solução» e «A Passos do abismo», eram alguns dos «slogans» colocados em cartazes que desfilam pela Avenida da Liberdade.
A marcha demorou cerca de duas horas e decorreu de forma pacífica.
A partir de agora, e até ao dia 15, vários elementos do movimento têm previsto permanecer no parque Eduardo XII. Neste local pretendem realizar vários debates e discussões sobre saúde, desemprego e segurança social, entre outros temas da atualidade.
A iniciativa, organizada pelo movimento de indignados «Primavera Global», realiza-se este sábado em mais de 250 cidades de todo o mundo, incluindo sete portuguesas.
A «Primavera Global» é composta por cidadãos, ativistas e movimentos sociais que dizem querer encontrar soluções e construir novos modelos de organização mais sustentáveis e democráticos.