Um avião da TAP que partiu de Lisboa com destino à Madeira divergiu esta quarta-feira para Tenerife, no arquipélago das Canárias, devido ao vento forte, informou fonte aeroportuária.

«Este é o primeiro avião a divergir e até ao final do dia são esperados mais cinco aviões» no aeroporto da Madeira.

Devido ao mau tempo, a Capitania do Porto do Funchal emitiu na tarde desta quarta-feira um aviso para o arquipélago, com previsão de vento forte entre os 63 e os 74 quilómetros por hora ou superior.

A Capitania recomenda, neste contexto, que os proprietários ou armadores das embarcações tomem precauções, de forma a que estas permaneçam nos portos de abrigo.

A Direção Regional de Estadas informa, por seu turno, que estão encerradas as estradas regionais ER 110 - junto ao cemitério novo do Porto da Cruz - e ER 105, entre a Encumeada e o Paúl da Serra.

Condicionadas encontram-se as estradas regionais ER 110 (entre as Quatro Estradas e o Santo da Serra; no sítio do Lombo das Faias, entre o Santo da Serra e a Portela; e entre a Portela e o Porto da Cruz), a ER 220 (antiga ER 232) e ER 221 - entre o Seixal e o Chão da Ribeira.

A Porto Santo Line, que faz a ligação marítima Madeira-Porto Santo, anunciou que antecipou hoje o regresso do navio ‘Lobo Marinho', cancelou a viagem de quinta-feira e não garante as travessias até sábado, devido ao mau tempo.