Dois bombeiros da corporação da Maceira, concelho de Leiria, sofreram hoje ferimentos, um dos quais com gravidade, na sequência de uma queda do primeiro andar da casa-escola do quartel quando realizavam um treino operacional, disse o comandante.

“Tratava-se de um treino operacional de salvamento em grande ângulo. Pelo que me foi explicado, o elemento feminino estaria no 1.º andar a colocar o material para fazer a descida. Por qualquer razão que ainda se desconhece, mas talvez tenha escorregado ou tropeçado antes de ter o equipamento colocado, caiu para o rés-do-chão”, explicou Luís Ferreira.


O comandante dos Bombeiros Voluntários da Maceira adiantou que “dois elementos que estavam no solo, ao aperceberem-se da queda, tentaram atenuá-la e, na sequência disso, um deles, o ferido ligeiro, sofreu um corte na cabeça”.

Segundo Luís Ferreira, os bombeiros que participavam no treino – cerca de 12 – prestaram imediatamente socorro aos colegas.

“Ambos foram para o hospital de Santo André, em Leiria, com o apoio da viatura médica de emergência e reanimação do INEM. Encontram-se acompanhados pelo segundo comandante e outros elementos da corporação”, referiu Luís Ferreira.


O responsável esclareceu que “este tipo de treino pressupõe o uso de diverso equipamento, como cordas, para evacuar edifícios em caso de necessidade de salvamento em altura”, e acrescentou que “a corporação vai proceder a averiguações para apurar as circunstâncias do acidente”.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, o alerta para o acidente foi feito cerca das 15:00.

Dez operacionais, apoiados por quatro viaturas, dos bombeiros, INEM e GNR, estiveram no local, informou o CDOS.