O litoral do continente está este domingo sob aviso amarelo, o segundo de quatro níveis de situação meteorológica de risco, devido à agitação marítima prevista até ao final da manhã de segunda-feira.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê em toda a costa portuguesa «altura significativa das ondas» de oeste, entre quatro e cinco metros.

O continente vai apresentar-se com céu muito nublado, com períodos de chuva nas regiões do litoral oeste, «estendendo-se gradualmente às restantes regiões e aumentando de intensidade a partir da tarde».

No arquipélago da Madeira, para o qual foi emitido igualmente aviso amarelo, o IPMA prevê vento forte, com rajadas que podem atingir os 110 quilómetros/hora.

A ondulação será de dois a três metros e o céu estará muito nublado, prevendo-se a ocorrência de chuva e aguaceiros.

Nos Açores, o IPMA emitiu aviso amarelo para as ilhas Terceira, Graciosa, S. Jorge, Faial e Pico (Grupo Central), devido a ondulação de noroeste, de quatro a sete metros.

O céu estará muito nublado, com boas abertas.

Para o arquipélago prevê-se ainda aguaceiros, mais frequentes nos grupos ocidental (Flores e Corvo) e central a partir da tarde e no oriental (São Miguel e Santa Maria) a partir da noite.