Anda a circular na internet uma lista falsa de colocados no Ensino Superior, advertiu o ministério liderado por Manuel Heitor. 

A lista de colocações das vagas do Acesso ao Ensino Superior 2017/18 que anda a circular na internet é falsa".

É assim mesmo, a negrito e com um sublinhado, que o Ministério do Ensino Superior deixa o alerta, numa nota enviada à comunicação social. 

As listas de quem conseguiu entrar na faculdade serão distribuídas só a partir de hoje, "com embargo até às 00H01 de domingo, dia 10 de setembro", informa a tutela. Ou seja, a tutela antecipou apenas em um dia a divulgação pública das mesmas. Só daqui a dois dias é que quem se candidatou saberá se entrou ou não

 

Este ano, voltou a haver mais candidatos do que vagas. Desde 2009, o número de lugares nas faculdades era maior do que o de pretendentes mas, este ano, há mais três mil alunos a querer avançar para esta etapa do que no último ano letivo. Isso alterou o peso dos pratos da balança.

Pela primeira vez em oito anos o número de candidatos ao ensino superior na 1.ª fase do concurso nacional de acesso superou então o número de vagas: 52.579 proponentes para 50.838 lugares nas universidades e politécnicos públicos.

Os resultados da primeira fase são divulgados no dia 11 de setembro, no portal da DGES - Direção-Geral do Ensino Superior, e seguem-se depois a segunda e terceira fases do concurso nacional de acesso. 

Calendário

10 de setembro Resultados da 1.ª fase 
De 11 a 22 de setembro Candidaturas à 2.ª fase
Em 28 de setembro Resultados da 2.ª fase
De 4 a 9 de outubro Candidatura à 3.ª fase
Em 13 de outubro Resultados da 3.ª fase