Dois em cada três habitantes da Grande Lisboa estão satisfeitos com a qualidade do ar e o nível de ruído local, de acordo com dados divulgados esta sexta-feira pelo Eurostat relativos às capitais da União Europeia (UE).

De acordo com o gabinete oficial de estatísticas da UE, em 2015, 65% dos habitantes da Grande Lisboa dizia-se satisfeito com a qualidade ao ar e 66% com o nível de ruído.

Entre as 28 capitais da UE, pelo menos três em cada quatro dos habitantes manifestaram-se satisfeitos com a qualidade do ar em Dublin, Viena e Helsínquia (88% em cada), no Luxemburgo (83%), em Estocolmo (77%), em Liubliana (76%) e em Talin (75%).

As capitais onde menos residentes se disseram satisfeitos com a qualidade do ar são Bucareste (22%), Sófia (28%), Paris (30%), Madrid (31%) e Roma (32%).

Em relação aos níveis de ruído, Dublin (82%), Helsínquia (81%), Luxemburgo (79%), Viena (78%), Riga (77%), Vilnius (76%) e Londres (75%) são as capitais cujos residentes se sentiam mais satisfeitos, no ano passado.

Já Bucareste (31%), Sófia (36%), Atenas (43%), Madrid, Roma e La Valeta (45% cada) são as que apresentavam as menores taxas de satisfação dos habitantes com os níveis de ruído a que estão sujeitos.

O Eurostat divulgou estes dados no âmbito do Dia Mundial do Ambiente, que se assinala no domingo.