Um português, dono de um famoso restaurante, vai ser condecorado com Medalha da Ordem Império Britânico por beneficência e serviços prestados à comunidade, na próxima quarta-feira, em Londres.

No restaurante a comida é elaborada de forma tradicional, mas com qualidade, «porque é a maneira como os clientes foram habituados», inclui os vinhos portugueses e o bacalhau assado, tornando o restaurante famoso nas redondezas, revelou o proprietário à Lusa.

O estabelecimento ficou também conhecido por ajudar instituições locais e pelos eventos de angariação de fundos para instituições de apoio a crianças vítimas de violência e para o desenvolvimento de investigações na medicina, motivo da condecoração do proprietário.

O premiado, Lino Pires, mostra-se no entanto entristecido pela ausência da mulher, falecida há cinco anos, vítima de cancro, «porque ela fez mais para a medalha do que eu», confessou.



Será Lord-Lieutenant of Warwick, representante da rainha em Warwickshire, onde mora Lino Pires, a entregar a distinção ao octogenário que garante não se cansar de promover o seu país.