Uma mulher ficou ferida com gravidade quando a viatura ligeira que conduzia embateu num comboio de mercadorias na linha ferroviária do Oeste, na Carreira, concelho de Leiria, disseram fontes dos bombeiros e da Refer.

“Tratou-se de uma viatura ligeira que embateu num comboio que circulava na linha do Oeste”, afirmou à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários da Ortigosa, José Oliveira.


Segundo o responsável, o alerta para o acidente chegou à corporação às 08:23.

Os bombeiros transportaram o ferido grave, a condutora e única ocupante do veículo, de 69 anos, residente na Carreira, para o hospital de Santo André, em Leiria.

“A composição, ao passar, destruiu o carro por completo. A viatura foi projetada para cima de um fontanário”, adiantou José Oliveira, acrescentando que a circulação no local e na linha ferroviária esteve interrompida até à conclusão dos trabalhos de socorro.


No local, além dos bombeiros da Ortigosa, estiveram elementos do INEM, GNR, Refer e EDP, num total de cinco viaturas e 13 operacionais, informou o Comando Distrital de Operações de Socorro.

À Lusa, Susana Abrantes, da Refer – Rede Ferroviária Nacional, explicou que o acidente ocorreu numa passagem de nível automatizada com meias barreiras e sinais luminosos e sonoros.

“A circulação ferroviária foi restabelecida às 09:50”, referiu Susana Abrantes.