Um turista alemão morreu esta quarta-feira depois de cair na encosta da levada do Bom Sucesso, na cidade do Funchal, disse uma fonte dos Bombeiros Voluntários Madeirenses (BVM).

Segundo a fonte, o turista caiu de uma altura "considerável" quando fazia o percurso da levada do Bom Sucesso acompanhado pela mulher e integrado num grupo de caminhantes.

O local da queda fica a cerca de uma hora de distância da estrada de acesso à levada e, por isso, quando os bombeiros lá chegaram, "o turista já estava morto", adiantou.

O alerta foi dado pelo serviço Regional de Proteção Civil às 15:57 horas.

Na operação, estiveram envolvidos 12 bombeiros dos BVM, uma viatura de socorro e resgate de montanha, um veículo de apoio e uma ambulância.

A ligação Monte - Funchal pela levada do Bom Sucesso é um percurso de 11 quilómetros e desenrola-se a uma altitude de 678 metros do nível do mar.

As levadas são canais acompanhados de uma plataforma pedonal que serpenteiam as serras da Madeira e que transportam a água do norte para o sul da ilha, constituindo uma atração para os turistas pelas paisagens que permite observar.