O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) anunciou hoje ter recebido autorização do Ministério da Saúde para criar um edifício destinado a creche e jardim de infância, para utentes e colaboradores.

Em comunicado, o CHL informa que o espaço irá funcionar no perímetro do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria.

O projeto foi apresentado pelo conselho de administração ao Ministério da Saúde no início de 2011, mas só agora recebeu luz verde. «Esta é uma decisão com que nos congratulamos», refere o presidente do conselho de administração, Hélder Roque, citado no comunicado.

Segundo o médico, trata-se de um «projeto estratégico, já com alguns anos» e que mereceu a «persistência e empenho» dos responsáveis do CHL, que veem nele um «fator importante no sentido da melhoria das condições de trabalho» dos seus colaboradores.

Hélder Roque acrescenta que o serviço irá criar «condições de maior motivação e assistência a filhos menores, compatibilizando de forma melhorada os horários de trabalho com as responsabilidades familiares».

O CHL informa que a criação deste equipamento não tem custos para a unidade hospitalar e «implica a adjudicação da construção e exploração do serviço a entidades privadas, mediante concurso de construção/concessão».

No âmbito deste contrato, «o concessionário procederá à construção do equipamento, mediante a contraprestação da exploração do serviço da creche e jardim de infância a implementar nele, durante um prazo determinado».

O presidente do CHL considera que «este é um projeto igualmente estruturante no desenvolvimento da instituição hospitalar, nomeadamente do Hospital de Santo André, ao prosseguir o objetivo de adquirir todas as condições para ser considerada uma empresa com um bom clima organizacional, com impacto nos utentes».

O CHL vai realizar um questionário interno dirigido aos colaboradores para avaliar a exequibilidade do projeto em termos demográficos, com o objetivo de traçar o perfil de potenciais interessados em usufruir deste equipamento.