O Presidente da República felicitou esta quinta-feira Telma Monteiro pelo título de vice-campeã mundial de judo na categoria de -57 Kg, congratulando a atleta pelo «extraordinário empenho e dedicação» que tem mantido no seu percurso.

«Ao conquistar a medalha de prata no Campeonato do Mundo de Judo, na categoria de -57 Kg, a judoca Telma Monteiro reafirmou mais uma vez o seu profissionalismo e elevado nível desportivo, com os quais tem pautado o seu percurso enquanto atleta», lê-se numa mensagem do chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, a Telma Monteiro divulgada no site da Presidência da República.

Sublinhando que o resultado alcançado nos mundiais de judo, que decorreram em Chelyabinsk, na Rússia, «uma vez mais honrou o desporto nacional», Cavaco Silva enaltece o «extraordinário empenho e dedicação» de Telma Monteiro, «confirmado pelos dez títulos obtidos nas dez competições europeias e os cinco títulos alcançados em campeonatos do mundo».

«Os resultados atingidos contribuem para a valorização do Desporto em Portugal e constituem um estímulo para os jovens desportistas portugueses», acrescenta ainda o Presidente da República.

Telma Monteiro conquistou na quarta-feira a medalha de prata na categoria de -57 kg nos Mundiais de judo, em Cheliabinsk, na Rússia, depois de perder na final com japonesa Nae Udaka.

Telma Monteiro, de 28 anos, conquistou a medalha de prata pela quarta vez num Mundial, depois de ter sido vice-campeã em 2007, ainda nos -52 kg, e em 2009 e 2010, contando ainda com um bronze em 2005, com apenas 20 anos.