O secretário de Estado da Cultura afirmou esta quarta-feira que o Governo está «muito empenhado» na reabilitação dos carrilhões do convento de Mafra, estando já a trabalhar na alocação de verbas para a obra «poder avançar ainda este ano».

«O Governo está muito empenhado na reabilitação da situação dos carrilhões, que vem desde 2004. Os carrilhões infelizmente ao longo das décadas sofreram bastantes problemas sucessivos, este é o mais recente, que, de facto, se agudizou em 2004, e de 2004 até hoje infelizmente nada foi feito», afirmou Jorge Barreto Xavier.

Sobre o custo e modos de financiamento das obras de reabilitação dos carrilhões do Palácio-Convento de Mafra, que estão entre os sete monumentos mais ameaçados da Europa, o governante apenas referiu que «há montantes» que estão a ser trabalhados pela Secretaria de Estado da Cultura, em articulação com as Finanças, «para poder avançar ainda este ano com um processo de reabilitação», como cita a Lusa.

A organização Europa Nostra anunciou no domingo que os carrilhões do Palácio-Convento de Mafra, no distrito de Lisboa, estão entre os sete monumentos mais ameaçados da Europa.