Um português de 31 anos, João Marinho, estará desaparecido nos picos da Europa, em Espanha. As autoridades encontraram segunda-feira, dia 10, o seu carro na aldeia Posada de Valdeón, mas nenhum sinal do homem, que fazia montanhismo sozinho.

Segundo disse esta manhã à TVI24 fonte da Guardia Civil de Gijon, não há sequer informação sobre onde é que o português estava a pernoitar. «Não sabemos onde estava hospedado nem onde se encontrava», explicou Guardia Civil.
 
 


Nas buscas estão mobilizados três grupos de montanhistas e vários elementos da Guardia Civil, que o procuram numa vasta área - Canas de Onis da Guarda Civil e equipas de Leon e Cantábria -, tendo em conta que poderá ter uma bicicleta, o que não está provado.

O português encontrava-se na região de Cangas de Onis, nas Astúrias, e a última vez que contactou com a família aconteceu há uma semana. Deveria ter regressado a casa na passada sexta-feira.


Imagem de Posado de Valdeon, aldeia onde foi localizado o carro do montanhista (imagem Google Maps)



«Fomos alertados na segunda-feira por um amigo da família e acionámos os contactos internacionais para procurar esse português desaparecido nos Picos da Europa», disse o secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, à agência Lusa.

«O carro foi localizado ontem [segunda-feira] às 4 da tarde, mas a polícia espanhola não adiantou nenhuma situação especial sobre o veículo», acrescentou o governante, sublinhando que as buscas decorrem e estão a ser lideradas pelo Grupo de Resgate em montanha da Guarda Civil de Espanha.

«O mais provável é que tenha caído naquela zona montanhosa que, tal como as levadas da ilha da Madeira, é muito perigosa, ainda por cima com neve», aventou o secretário de Estado.

A notícia do desaparecimento deste português que se apresenta como ciclista de montanha, corredor de trilhos e viciado em desportos de aventura' na página do Facebook, está nas redes sociais desde pelo menos segunda-feira, com vários comentários de encorajamento e de esperança que o cidadão português ainda seja encontrado com vida.