Trinta e um concelhos de doze distritos do continente estão esta sexta-feira sob risco máximo de incêndio, segundo informação disponível às 08:00 no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

São 31 concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Braga, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Guarda, Santarém, Leiria e Faro que estão sob risco máximo de incêndio.

Quase todo o país está sob risco está sob risco muito e alto de incêndio devido ao tempo quente que, segundo o IPMA, deverá manter-se pelo menos até segunda-feira com temperaturas que vão ultrapassar os 40 graus Celsius. O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Na quinta-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 166 incêndios, que foram combatidos por 4.519 operacionais, apoiados por 1.158 veículos.