O arquipélago da Madeira está esta sexta-feira sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva forte e trovoada, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o instituto, o arquipélago da Madeira vai estar sob aviso laranja entre as 09:00 e as 21:00 de hoje devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoadas.

O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e refere-se a uma situação meteorológica “de risco moderado a elevado”.

O IPMA colocou também as regiões montanhosas da Madeira sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte do quadrante sul com rajadas da ordem dos 90 quilómetros por hora entre as 12:00 e as 23:59 de hoje.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada, vento moderado a forte do quadrante sul, com rajadas da ordem dos 65 quilómetros por hora a partir da tarde, tornando-se de noroeste a partir do final da tarde.

Segundo o instituto, nas terras altas, o vento soprará forte de sudoeste com rajadas da ordem de 90 quilómetros por hora a partir do início da tarde e tornando-se de noroeste a partir do final da tarde.

No Funchal as temperaturas vão oscilar entre os 21 e os 25 graus Celsius.