O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) lançou hoje um aviso amarelo para todo o arquipélago da Madeira até às 18:00 de segunda-feira.

O IPMA emitiu avisos amarelos (o terceiro mais grave numa escala de quatro) devido a precipitação até às 18:00 de segunda-feira, devido a vento até às 12:00 e devido a agitação marítima até as 15:00 do mesmo dia.

As zonas montanhosas da região estiveram em aviso vermelho devido a precipitação entre a manhã e a tarde deste domingo.

Apesar da chuva, do vento e da trovoada, as onze corporações de bombeiros da Madeira confirmaram à agência Lusa que as solicitações foram poucas, cingindo-se a pequenas inundações e alguns cortes de árvores.

Com exceção dos dois aviões que divergiram na parte da manhã para Lisboa e Porto, o «tráfego aéreo tem decorrido normalmente» no aeroporto da Madeira, segundo informação disponibilizada às 18:00.

O navio «Lobo Marinho» fez a habitual ligação com a ilha do Porto Santo.

Costa do Algarve sob aviso amarelo

O IPMA colocou ainda a costa algarvia sob aviso amarelo entre as 00:00 e as 18:00 de segunda-feira, devido à agitação marítima.

De acordo com informação disponibilizada no site do IPMA, toda a costa do distrito de Faro estará sob aviso amarelo devido à «altura significativa das ondas», prevendo-se que sejam «de sueste com dois metros».