O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu esta quinta-feira um "Aviso Amarelo" para os grupos Ocidental e Central do arquipélago dos Açores, devido à previsão de chuva forte.

De acordo com o IPMA, está prevista a passagem de uma superfície frontal fria com deslocamento para este/nordeste e atividade moderada a forte, que vai provocar um agravamento do estado do tempo nas ilhas dos grupos Ocidental e Central.

O aviso para o Grupo Ocidental está a vigorar desde as 23:00 desta quinta-feira e 06:00 de sexta-feira e o do Grupo Central entre as 00:00 e as 14:00 de sexta-feira.

O "Aviso Amarelo", o terceiro menos grave de uma escala de três, indica situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores pede às pessoas para não circularem nas estradas se não tiverem necessidade, para terem cuidado com buracos ocultados por lençóis de água e lembram que em locais não pavimentados as águas podem causar erosão dos solos, levando à queda de muros, taludes, postes, entre outros.