O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu esta quarta-feira um comunicado em que prevê chuva, neve e descida da temperatura para o próximo fim de semana em Portugal continental.

“Devido à aproximação e passagem de uma superfície frontal fria no sábado, dia 21, prevê-se o regresso da precipitação a todo o território do continente, queda de neve e descida da temperatura”, refere o IPMA.

Segundo o instituto, no sábado “prevê-se períodos de chuva, passando gradualmente a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes e queda de neve acima dos 1200/1400 metros, diminuindo a cota para os 800/1000 metros”.

O vento vai soprar moderado no litoral com rajadas até 65 quilómetros/horas e com rajadas de 85 quilómetros/hora nas terras altas.

No domingo, o IPMA prevê “períodos de chuva ou aguaceiros a partir do meio da manhã, que serão de neve acima dos 800/1000 metros”.

O vento será em geral fraco, soprando moderado a forte no litoral e nas terras altas.

Nas regiões do Norte e Centro vão registar-se temperaturas mínimas entre os 04 e os 02 graus centígrados e no restante território entre os 04 e os 09 graus centígrados.

As temperaturas máximas na região sul e litoral Norte e Centro podem chegar aos 14 graus centígrados, enquanto nas regiões do interior não vão ultrapassar os 08 graus centígrados.