Onze distritos do norte e centro de Portugal continental estão esta segunda-feira sob aviso 'amarelo' devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, trovoada e granizo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso entre as 11:00 e as 20:00 desta segunda-feira.

O 'aviso amarelo' é o terceiro menos grave de uma escala de três e indica uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da meteorologia.

De acordo com informação disponível no ‘site’, o IPMA prevê para esta segunda-feira aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada e granizo, mais prováveis durante a tarde nas regiões do Norte e Centro, e pequena descida da temperatura máxima.

O vento soprará fraco e haverá neblina ou nevoeiro matinal.

As temperaturas máximas vão oscilar entre os 21º Celsius na Guarda e os 29º em Santarém.

Para Castelo Branco, Portalegre e Évora está prevista uma temperatura máxima de 28º, para Bragança, Braga, Coimbra e Portalegre 26º, Faro 25º e Vila Real, Viana do Castelo, Viseu, Leiria e Lisboa não devem ultrapassar os 24º.