Notícia atualizada Às 14:56

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou para o agravamento do tempo em todas as ilhas dos Açores, colocando-as sob aviso amarelo, por causa da chuva, até sexta-feira.

O IPMA alerta que a chuva «poderá ser forte» e há «possibilidade de trovoadas» nas nove ilhas açorianas, estendendo a todo o arquipélago o aviso que já tinha emitido para o Corvo e Flores.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro, vigora até às 18:00 de hoje no grupo ocidental (Corvo e Flores), até às 06:00 de sexta-feira no grupo central (Graciosa, Terceira, São Jorge, Faial e Pico) e até às 09:00 de sexta-feira no grupo oriental (Santa Maria e São Miguel).

Por causa deste aviso da meteorologia, a proteção civil dos Açores emitiu um comunicado em que recomenda «comportamentos adequados» às populações, como a «desobstrução dos sistemas de escoamento das águas», «especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas» e não praticar «atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar».