O rebocador que vai auxiliar o paquete Funchal a atracar no porto de Portimão saiu às 05:00 de Setúbal e deve chegar àquela cidade algarvia pelas 20:00, afirmou este domingo um dirigente sindical.

Sousa Coutinho, do Oficiaismar, organização sindical que congrega oficiais de Marinha Mercante, explicou à Lusa que o navio de 155 metros de comprimento está a «pairar junto à baia entre Lagos e Portimão», aguardando que chegue o rebocador que «saiu às 05:00 de Setúbal, com previsão de chegada ao porto de Portimão pelas 20:00» deste domingo.

Cerca de 400 passageiros do paquete Funchal que regressavam da Passagem de Ano na Madeira para Lisboa estão retidos desde sábado ao largo da costa algarvia, porque não há um rebocador baseado no Algarve.

Sousa Coutinho disse ainda que os passageiros «estão bem e confortáveis» a bordo do cruzeiro.

«Há o caso de um bebé que precisava de um alimento especial, mas uma lancha foi à farmácia e entregou o alimento a bordo, pelo que a situação foi resolvida», indicou.

Por as condições na costa ocidental «não serem muito favoráveis», o sindicalista admitiu que alguns passageiros devem optar por regressar a Lisboa de autocarro.

O Paquete Funchal, de 155 metros de comprimento, está a «pairar junto à baia entre Lagos e Portimão», enquanto aguarda o reboque.