Uma boa noite de sono, combinada com os quatro hábitos de vida saudável, diminui em 65% o risco de doença cardiovascular (DCV) e em 83% o de eventos cardíacos súbitos, segundo um estudo publicado hoje.

«Se todos os participantes aderirem a todos os cinco hábitos de estilo de vida saudável, 36% da doença cardiovascular composta e 57% de DCV fatal podem, teoricamente, ser evitados ou adiados», relatam os investigadores.

«O impacto público de uma duração suficiente do sono, em adição aos tradicionais fatores de uma vida saudável, pode ser substancial», acrescentaram.

O estudo, hoje publicado no Jornal Europeu de Cardiologia Preventiva, é o primeiro a investigar até que ponto a duração do sono está associada às doenças cardiovasculares.

O Projeto de Monitorização de Fatores de Risco para Doenças Crónicas (MORGEN) é um estudo prospetivo de grupo feito na Holanda com 6.672 homens e 7.967 mulheres com idades entre os 20 e os 65 anos, livres de doenças cardiovasculares e acompanhados durante doze anos.

Os detalhes da atividade física regular, da dieta, do consumo de álcool, do tabagismo e do sono foram registados entre 1993 e 1997 e os sujeitos foram seguidos depois através do hospital e dos registos de mortalidade.

Como esperado, os resultados mostraram que a adesão a cada um dos quatro fatores de estilo de vida tradicionais ¿ dieta saudável, atividade física regular, consumo moderado de álcool e não fumar - reduziu o risco de doença cardiovascular.

No entanto, a suficiente duração do sono reduziu, por si só, o risco de DCV em 22% e de DCV súbita em 43%, quando comparada com aqueles que têm sono insuficiente.

As vantagens foram ainda maiores quando foram seguidos todos os cinco fatores de estilo de vida saudável, resultando numa redução de 65% do risco de DCV e de 83% do de DCV súbita.

Os investigadores referem que a duração do sono de má qualidade foi proposto como fator de risco independente para as doenças cardiovasculares em outros dois estudos (não-europeus), mas sem adicionar os efeitos do sono a outros benefícios de hábitos de vida saudável.

Este estudo sugere que quando um sono suficiente é acrescentado aos hábitos de vida saudável tradicionais o risco de DCV é ainda mais reduzido.

Como explicação para os resultados obtidos, os investigadores notam que uma curta duração do sono tem sido associada a uma maior incidência de excesso de peso, obesidade e hipertensão, e a maiores níveis de pressão arterial, colesterol total, hemoglobina A e triglicéridos, efeitos «consistentes com a hipótese de que um sono curto está diretamente associado ao risco de doenças cardiovasculares».

A investigadora principal do estudo, Monique Verschuren, do Instituto Nacional de Saúde Pública e Ambiente da Holanda, disse que a importância do sono suficiente «deve agora ser mencionada como um meio adicional para reduzir o risco de doença cardiovascular».

Monique Verschuren revelou que sete horas é o tempo médio de sono e que «é provável que seja suficiente para a maioria das pessoas».

Um estudo anterior dos mesmos investigadores, que incluía informação sobre a qualidade do sono, revelou que aqueles que dormiam menos de sete horas e se levantavam de manhã cansados tinham um risco 63% maior de doenças cardiovasculares do que aqueles que dormiam o suficiente.