Uma primeira edição da «Mensagem», de Fernando Pessoa, de 1934, vai a leilão na próxima semana, em Lisboa, assim como uma «edição rara» dos seus «English Poems», informou a leiloeira Palácio do Correio Velho.

O leilão, que se realizará nos próximos dias 13, 14 e 15, inclui «livros, manuscritos e uma substanciosa coleção de gravuras, registos e alguns álbuns antigos de autógrafos e fotografias», segundo o comunicado do Palácio do Correio Velho.

Nos próximos dias 13, 14 e 15, vão ser leiloados 838 lotes e diversas obras raras, no palácio do Correio Velho, ao Calhariz.

A primeira edição da «Mensagem», com a chancela da Parceria A. M. Pereira, vai «à praça com uma base de licitação de 2.000 euros e, do mesmo autor, [é também leiloada] uma rara edição de 1921 do livro «English Poems», que apresenta uma base de licitação de 2.500 euros», segundo o mesmo comunicado.

Dos manuscritos «há a realçar o lote n.º 521, constituindo um interessante 'Tombo da Igreja de S. Lourenço de Lisboa', cópia muito rara do século XVIII, que tem por base de licitação de 400 euros», disse à Lusa fonte da leiloeira.

«De destacar uma rara coleção de gravuras de 'Costumes Portugueses', de Joubert, Macphail, e Palhares, estampas religiosas, manuscritos e diversos desenhos atribuídos a Vieira Lusitano», disse a mesma fonte.

Os 838 lotes a leilão são «relativos a obras literárias dos séculos XIX e XX, de áreas como Arte, História, Descobrimentos, Genealogia e Heráldica, Literatura Francesa, Direito, Religião, Revistas, Álbuns de Postais e Fotografias», disse a mesma fonte.

Entre outros lotes que vão à praça, contam-se um desenho de Francisco Vieira Lusitano, «Virgem Maria e Santo», em sanguínea sobre papel, tem um valor de licitação de 300 euros.

«Canção Magoada», um poema manuscrito inédito de António Botto, vai à praça com uma base de licitação de cem euros.