[atualizado às 13:20]

Até quinta-feira, 15 distritos do continente vão estar sob aviso laranja devido à previsão de forte agitação marítima e queda de neve, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), nesta terça.

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Porto, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de ondas de noroeste com cinco a seis metros, podendo, durante a manhã e tarde de quarta-feira, ser de seis a sete metros.

Estradas encerradas na Serra da Estrela devido à neve

Estes dez distritos vão estar sob aviso laranja entre a 01:00 de hoje e as 12:00 de quinta-feira.

Também sob aviso laranja estão os distritos Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Guarda e Castelo Branco por causa da queda de neve acima dos 600 a 800 metros entre as 12:00 de hoje e as 00:00 de quinta-feira.

Ainda por causa da neve, o IPMA colocou os distritos Porto, Viseu, Bragança, Coimbra sob aviso amarelo entre as 15:00 de hoje e as 00:00 de quarta-feira.

O IPMA colocou ainda os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro sob aviso amarelo entre as 12:00 de hoje e as 18:00 de quarta-feira devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros/hora.

Mau tempo: vedado acesso aos molhes da Foz do Douro

Já o arquipélago da Madeira vai estar também sob aviso amarelo entre as 18:00 de hoje e as 18:00 de quinta-feira devido à forte agitação marítima com ondas com quatro metros aumentando para cinco a partir das 12:00 de quarta-feira.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu um alerta amarelo para dez distritos do continente entre as 13:00 de hoje e as 20:00 de quarta-feira, devido à precipitação, vento forte, neve e agitação marítima.

Em comunicado, a ANPC informa que os distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Porto, Guarda, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu se encontram no nível amarelo do Estado de Alerta Especial, do Sistema Integrado de Operações de Socorro (SIOPS) para o Dispositivo Integrado de Operações de Protecção e Socorro (DIOPS).

Após contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), e devido à previsão de mau tempo, a entidade decidiu emitir o alerta amarelo, que pressupõe «um aumento da monitorização e a intensificação, por parte do dispositivo de resposta, de ações preparatórias para eventuais intervenções no domínio da proteção e socorro».