O sociólogo Mário Manuel Leston Bandeira, professor catedrático do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, morreu na quinta-feira em Lisboa, aos 72 anos, disse à Lusa um familiar.

Segundo a mesma fonte, Leston Bandeira faleceu vítima de problemas cardíacos, no Hospital de Santa Maria.

Mário Manuel Leston Bandeira, especialista em demografia, foi o primeiro investigador a alertar, através dos seus estudos, para o problema do envelhecimento da população portuguesa.

Leston Bandeira é autor de vários livros e estudos sobre demografia e população, nomeadamente «Demografia e modernidade: família e transição demográfica em Portugal», e dos artigos «Teorias da população e modernidade. O caso português», publicado em 1996 na revista Análise Social, e «Envelhecimento demográfico e planeamento familiar: que relação?» publicado em 1994, na revista Sexualidade e Planeamento Familiar.

O demógrafo mantinha desde 2008 um blogue, datando de 10 de abril passado o último texto que colocou, sobre a batalha de La Lys, travada no decorrer da I Grande Guerra (1914-1918).

Entre outras funções, o investigador foi presidente do Conselho Pedagógico do ISCTE.

O corpo do investigador é velado na sexta-feira na Basílica da Estrela, em Lisboa, de onde no sábado sairá o funeral para o crematório do cemitério do Alto de S. João.