São milhares os portugueses que olham, nos dias de hoje, para Moçambique.

Uns estão a descobrir este país, outros tão só a regressar à sua Pérola do Índico.



Com Moçambique à beira de riquezas incalculáveis, devido às descobertas de enormes jazidas de gás natural, carvão e petróleo, há novas gerações que estão a trocar Portugal pelo sonho africano. O país bate recordes de crescimento e os portugueses querem fazer parte desse promissor futuro, estando em todos os sectores da sociedade moçambicana, ao ponto de já haver quem os apelide de «praga».



O «Repórter TVI» viajou de norte a sul do país. Vimos locais que ainda fazem parte do imaginário português. Testemunhámos algumas das riquezas naturais que poderão tirar Moçambique da lista dos países mais pobres do mundo. Acompanhámos o esforço de empresas portuguesas. Ouvimos as esperanças e as frustrações de um povo que olha para Portugal com um misto de emoções. Registámos reacções inesperadas à presença portuguesa...



Moçambique é uma Nação de muitas realidades, da pobreza à riqueza, do paraíso ao inferno. Um país ao qual nenhum português consegue ficar indiferente.



«Maningue Portugal», uma grande reportagem de Paulo Salvador, com imagem de Miguel Bretiano e edição de imagem de Teresa Almeida.

A primeira parte é emitida esta segunda-feira à noite, no Jornal das 8, da TVI.