O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou este domingo sob aviso amarelo oito distritos do continente devido à previsão de chuva e aguaceiros, que podem ser, por vezes, «fortes e persistentes».

Os distritos de Leiria, Lisboa, Santarém, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso amarelo até às 21:00, informa o IPMA no seu portal da Internet.

O aviso amarelo determinado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera é o segundo menos grave de uma escala de quatro e pressupõe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade na região Norte a partir do final da tarde.

Períodos de chuva ou aguaceiros, em especial nas regiões centro e sul, podendo ser «fortes, persistentes e acompanhados de trovoada» na região Sul, e queda de neve acima dos 1400/1600 metros.

O vento soprará fraco a moderado do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado do quadrante sul na região Sul, em especial no litoral.

Para o arquipélago dos Açores, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado com boas abertas.

Na Madeira, também estão previstos períodos de céu muito nublado, aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 18 graus Celsius em Lisboa, 17 no Porto, 18 em Faro, no Funchal 21 e Ponta Delgada, numa síntese da Lusa.