Por vezes, torna-se difícil dormir no verão, mais ainda se a temperatura estiver acima dos 26 graus, uma vez que essa variação afeta o nosso ritmo biológico e produz alterações na estrutura do sono.

Mas, se as janelas abertas atraem os mosquitos para dentro de casa e o ar-condicionado não faz bem à saúde, o que fazer para dormir bem em noites de muito calor?

Há quem defenda apenas a utilização de ervas medicinais, mas parece que há outros pequenos truques que devíamos ter em conta. Nomeadamente, o tempo das sestas, o não abusar de alimentos picantes ao jantar, entre outros. Saiba mais:

1. Muita água

Beber, pelo menos, um litro e meio de água por dia para manter o corpo hidratado. Com as altas temperaturas, transpira-se mais e há uma maior necessidade de ingerir líquidos. Evitar a desidratação ajuda a manter a temperatura corporal e a combater a fadiga que o calor produz.

2. Café/cafeína à noite

Antes de dormir, o melhor mesmo é não beber café ou bebidas que contêm cafeína. O consumo destas bebidas ativa o organismo, mantendo o corpo mais desperto e com mais energia. Na hora de dormir, o corpo deve estar relaxado.

3. Chás e infusões

Beber chás de passiflora e valeriana aliviam a ansiedade e ajudam a dormir. Evite os medicamentos para este efeito, que muitas das vezes têm efeitos secundários e podem causar dependência.

4. Álcool ao jantar

É de evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, especialmente ao jantar, uma vez que estas, a par da cafeína, ativam o organismo e interrompem o sono. No verão, faz-se mais vida social e bebe-se mais álcool, mas se tem problemas em dormir, deve ter atenção a isto.

5. Alimentos demasiado picantes

Tente jantar comida de fácil digestão. Durante as férias há um maior desleixe na alimentação, consomem-

se mais comidas ácidas e picantes. Estes alimentos dificultam a digestão e produzem uma sensação de enfartamento no estômago, por isso, prefira as saladas e as sopas frias.

6. As rotinas

Alterar a rotina, muitas das vezes, implica alterar também a hora das refeições. Assim, a hora de jantar pode estar mais próxima da hora de dormir, o que não é aconselhável. Jante cedo.

7. A sesta

O calor motiva a sensação de cansaço e a vontade de dormir depois das refeições, particularmente após o almoço. Para que a sesta não influencie o descanso à noite, sugere-se que a sesta não seja superior a 30 minutos.

8. O quarto

Deve arejar o quarto, mas limitar o uso do ar-condicionado. Abra as janelas, sempre que possível, mas não o faça durante as horas de mais sol.

9. O pijama

Se pensa que dormir sem pijama fará com que esteja mais fresco, engana-se. Durma com pijamas, sim, mas de algodão para evitar a transpiração excessiva. A lycra e outros tecidos sintéticos não permitem que a pele transpire, o que faz com que transpire mais.

10. Banho antes de dormir

Tome banho de água fria antes de ir para a cama, pois ajuda a combater o calor.