Um total de 66 condutores foram detidos pela GNR, durante a «Operação Baco» de fiscalização rodoviária, por apresentarem uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 gramas/litro, indicou à Lusa fonte da GNR.

A operação, que decorreu entre as 23:00 de sábado e as 07:00 deste domingo e que envolveu todos os comandos territoriais da GNR, permitiu fiscalizar 5.246 condutores, sendo que 227 conduziam com excesso de álcool no sangue.

No total, foram elaboradas 563 contraordenações, precisou a fonte.

O balanço final da operação, que incluirá as apreensões e outras infrações cometidas pelos automobilistas, será divulgado segunda-feira pela GNR.

«Spring break»

Alertar para a necessidade de prevenir os comportamentos de risco inerentes ao consumo de droga e álcool é o objetivo da ação de sensibilização que a GNR promove entre segunda-feira e quarta-feira, junto dos alunos do 9.º e 12.º anos de escolaridade.

Uma nota informativa da GNR adianta que na operação, denominada «Spring Break», estarão envolvidos 627 militares dos Núcleos Escola Segura, que farão 356 ações de sensibilização em estabelecimentos de ensino.

«Estas ações de sensibilização antecedem as férias escolares do final do segundo período (05 a 21 de abril), altura em que os jovens finalistas do 9.º e 12.º anos realizam as tradicionais viagens de finalistas», diz a GNR, que, com a iniciativa, pretende «sensibilizar os jovens para os riscos associados ao consumo deste tipo de substâncias».